sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

PESTO DE MANJERICÃO



INGREDIENTES
  • 1 molho [maço] de manjericão fresco
  • 1 colher de café de alho cru moído
  • 50 a 70 gramas de queijo pecorino
  • 50 a 70 gramas de queijo parmesão [não serve muito o vendido em pacotinhos nos supermercados, pois geralmente estão meio rançosos, e como o pesto é um molho praticamente cru... este sabor fica um pouquinho comprometido em relação ao original italiano] 
  • 2 colheres de sopa de pinole [serve nozes descascadas, ou até mesmo castanha de cajú/pará sem sal]
  • 100 ml [no mínimo] de azeite de oliva extravirgem [acidez com, no máximo, de 0,5%, confira no rótulo].
PREPARO
1. Lave o manjericão e desfolhe todo o maço.
2. Coloque o alho e uma maior parte das folhas de manjericão num almofariz e comece a socar até virar uma pasta, também pode ser num pilão. Em último caso use o liquidificador no modo pulsar, aos pouquinhos.
3. Acrescente aos poucos o pinole, ou castanhas/nozes, ligeiramente picadas e o restante das folhas com um pouco de azeite. Continue a macerar até obter uma pasta homogênea e perfumada.
4. Acrescente os queijos e macere, ou bata no liquidificador... acrescentando azeite para facilitar o processo e obter uma massa homogênea.
5. Coloque a massa para cozinhar e retire quando estiver ‘al dente’.
6. Acrescente o molho na massa somente ao levar á mesa, ou mesmo conforme o gosto. 
Atenção: o queijo pecorino, geralmente mais caro e difícil de ser encontrado em algumas cidades, pode ser substituída sua quantidade por um único queijo parmesão.

PORÇÕES
De três a quatro.
Obs.: Se sobrar molho pode reservar na geladeira ou mesmo no congelador, ainda que o manjericão, evidentemente, aos poucos vá perdendo suas propriedades e vai oxidando [escurecendo]. O molho pesto que sobra é apetitoso e pode ser usado popularmente em dezenas de saladas, variedades de pães, torradas ou até mesmo carnes de peixes e aves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário